top of page
Buscar
  • Foto do escritorTenet Benefícios

COPARTICIPAÇÃO NO PLANO DE SAÚDE VALE A PENA?

Atualizado: 14 de fev.

Quando se fala ou se pesquisa sobre planos de saúde, é comum se deparar com o termo “coparticipação no plano de saúde”. Mas você sabe o que isso significa? Entenda como funcionam esses planos, as vantagens dessa modalidade e se essa é a melhor opção para sua família ou empresa.


Imagem Ilustrativa: Uma mulher com calculadora na mão fazendo referência a redução de custo no plano de saúde

COPARTICIPAÇÃO NO PLANO DE SAÚDE VALE A PENA?

MAS... O QUE É COPARTICIPAÇÃO?


É um plano de saúde em que o beneficiário paga, além da mensalidade, uma taxa ou percentual por cada serviço médico utilizado. Dessa forma, consultas e exames, por exemplo, são cobrados à parte, com um valor diferenciado.

Esses valores são acordados em contrato, podendo ter valores fixos ou percentuais, de acordo com cada operadora. Em geral, eles costumam ficar bem mais baixos do que os praticados em uma consulta particular.

Além disso, a mensalidade do plano de saúde também é considerada mais em conta quando comparados aos planos de saúde tradicionais. Sendo assim, essa modalidade tem atraído cada vez mais a atenção das pessoas.


VANTAGENS


Assim como um plano de saúde tradicional, o plano com coparticipação também conta com as mesmas coberturas e serviços, permitindo acesso a diversos procedimentos como exames, internações, entre outros. Ou seja, é a mesma proteção para sua família ou para os funcionários da sua empresa.

A ideia de ter uma taxa adicional à mensalidade de seu plano pode gerar certos questionamentos. Contudo, a ANS (Agência Nacional de Saúde) estabeleceu regras que fixam valores máximos a serem cobrados pelas operadoras.

Portanto, esse serviço pode ser uma alternativa adequada para pessoas que buscam um plano de saúde apenas para eventuais emergências ou consultas de rotina. Essa modalidade também é uma ótima opção para as empresas, pois nesses casos é o colaborador que precisará pagar a coparticipação apenas quando usar o plano.

E, claro, no plano de saúde com coparticipação as mensalidades são significativamente menores. Por isso, é uma alternativa mais viável para quem deseja ter a segurança de uma assistência médica sem investir um valor alto por mês.


COMO FUNCIONA


Uma das principais dúvidas sobre os planos de saúde com coparticipação é sobre os valores que podem ser cobrados conforme cada tipo de procedimento.

Os valores de um plano com coparticipação são estabelecidos no momento de sua contratação. Por isso, é sempre importante ler atentamente o contrato, em especial as cláusulas que estabelecem valores e coberturas.

Quanto as cobranças, elas podem ser cobradas como:

– Percentual sobre o valor real do procedimento: a operadora cobra do paciente uma porcentagem do valor que pagou no procedimento.

– Cobrança sobre o valor de tabela: a operadora cobra do paciente uma porcentagem em cima de um valor tabelado, independentemente de quanto ele pagou pelo procedimento.

– Cobrança fixa: o plano cobra um valor fixo dependendo o procedimento a ser realizado.

Essas cobranças são repassadas por boleto ao beneficiário nos meses seguintes à utilização dos serviços e os valores nunca ultrapassam o valor da mensalidade paga pelo beneficiário. Além disso, para os meses em que não houver demanda médica, paga-se a mensalidade sem nenhuma taxa adicional.


ALGUMAS OPERADORAS QUE COMERCIALIZAM PLANO DE SAÚDE POR ADESÃO


Amil Saúde, SulAmérica, Bradesco Saúde, NotreDame Intermédica, entre muitas outras operadoras.


RESPONDENDO A PERGUNTA! PLANO COM COPARTICIPAÇÃO VALE A PENA?


Para responder essa questão é preciso reconhecer a sua necessidade e qual é o seu perfil. Um plano de saúde com coparticipação pode sim ser mais vantajoso e gerar economia a longo prazo.

Se você utiliza o plano sob demanda, apenas de forma pontual, e está em busca de valores mais acessíveis, o plano com coparticipação pode ser a solução ideal para você e sua família manterem a saúde em dia. Já no caso de empresas, essa opção permite reduzir custos já que o valor da coparticipação é repassado para o colaborador.

De qualquer forma, é muito importante pesquisar bastante e priorizar a escolha de planos que ofereçam qualidade de atendimento e valores acessíveis. A Tenet Benefícios pode facilitar a sua vida e te ajudar a encontrar o melhor plano para você! Temos parcerias com mais de 40 operadoras e possuímos um portal exclusivo de venda online e segura de planos de saúde e odontológico. Faça agora mesmo a sua cotação conosco e um time de especialista entrará em contato com você!



A Tenet Benefícios é uma corretora de Planos de saúde especializada na comercialização de planos de saúde empresariais, coletivos por adesão e pessoa física. Estamos há mais de 20 anos no mercado, somos 5 estrelas na avaliação do Google Meu Negócio e somos premiados pela Amil Saúde, NotreDame Intermédica, Porto Seguro Seguros, entre outras operadoras/seguradoras. Aqui você encontra um ambiente seguro e com profissionais qualificados para fechar seu plano de saúde.



LEIA OUTRAS MAÉRIAS EM NOSSO BLOG:






24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Imagem do logotipo da Tenet Benefícios
Imagem ilustrativa logotipo da tenet com link de acesso a página inicial
bottom of page