top of page
Buscar
  • Foto do escritorMARCELO PONTES

Gestão do RH em relação ao plano de saúde

Atualizado: 13 de mar.

Entre os benefícios ofertados aos colaboradores, o plano de saúde empresarial é um dos que mais gera conforto e segurança. Além disso, essa é uma atitude que desperta o sentimento de valorização entre os profissionais, incentivando-os a melhorar seu desempenho.


imagem ilustrativa de um funcionário satisfeito com o plano de saúde

Gestão do RH em relação ao plano de saúde

A promoção da saúde e do bem-estar é essencial para a empresa que deseja ser reconhecida no mercado. Isso porque acaba atraindo e retendo talentos que enxergam a oportunidade e a preocupação da organização com seus trabalhadores.


O RH da sua empresa possui uma estratégia para plano de saúde dos funcionários? A gestão do RH em relação ao plano de saúde têm conhecimento sobre todas as nuances envolvendo a temática? Neste artigo, vamos responder às principais questões sobre o benefício e apresentar as vantagens de tê-lo.


COMO FUNCIONA O PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL?

O benefício oferecido pelas empresas, para que seus colaboradores tenham acesso à assistência médica privada, funciona de duas maneiras:


1 - CONTRATAÇÃO NÃO CONTRIBUTÁRIA

A primeira é a contratação sem a contribuição do funcionário, modelo em que o colaborador não precisa arcar com nenhum custo mensal, logo, sem desconto em folha.


Nesse caso ele assume somente a coparticipação da sua utilização, isso se o plano for contratado com esse tipo de modalidade, caso contrário não é descontado nenhum tipo de custo na folha de pagamento.


2 - CONTRATAÇÃO CONTRIBUTÁRIA

A segunda é a contratação contributária, como o nome sugere, esse plano tem seu valor dividido entre a empresa e o trabalhador, esse percentual quem define é a própria empresa. Os custos são descontados na folha de pagamento.


ATENÇÃO! Na contratação contributária o funcionário poderá solicitar a empresa, caso seja demitido sem justa causa, o plano continuidade, esse plano é pago pelo próprio funcionário demitido e ele pode ficar o tempo que desejar, enquanto a empresa possuir plano de saúde.


Mas qual o problema da continuidade do demitido no plano sendo que ele é quem arca com o custo do plano? O grande problema é que geralmente os demitidos que decidem continuar no plano de saúde são aqueles que possuem algum tipo de doença crônica, isso acaba impactando de forma negativa na sinistralidade do plano de saúde causando, na maioria das vezes, altos reajustes na renovação do período de 12 meses.


Na Pesquisa de Benefícios de Saúde, feita pela Pipo Saúde, foram identificados seis benefícios:

  • Plano de Saúde;

  • Plano Odontológico;

  • Seguro de Vida;

  • Benefício de Bem-estar Físico;

  • Benefício de Bem-estar Mental;

  • Benefícios flexíveis.


Os três primeiros são as principais ofertas do mercado de trabalho. No entanto, ainda segundo a Pesquisa da Pipo, apenas 52,6% das empresas disponibilizam o conjunto (saúde, odonto e seguro).


O QUE A LEI TRABALHISTA FALA SOBRE OS BENEFÍCIOS?

Na Consolidação das Leis Trabalhistas não existe uma norma que obrigue a empresa a oferecer plano de saúde para funcionários. As obrigatoriedades quem define são os sindicatos, cada categoria empresarial precisa ficar atenta se seu segmento existe essa obrigatoriedade.


PORQUE OFERECER UM PLANO DE SAÚDE AOS SEUS COLABORADORES?

Ao promover a construção de um ambiente de trabalho saudável e conceder o plano de saúde, a empresa incentiva o processo produtivo do colaborador. Isso porque o profissional se sente mais seguro e valorizado pela instituição, e esses sentimentos geram impacto direto no desempenho.


Pensando nesses pontos, entender os motivos de investir em um plano de saúde empresarial parecem óbvios, não é mesmo? Afinal, você, como gestor, deseja que seu negócio continue crescendo e se torne mais rentável, certo? 


Quando o profissional tem acesso à assistência médica, ele não precisa esperar que alguma enfermidade surja para buscar por atendimento. A oferta do plano de saúde também se torna um incentivo para que eles realizem consultas e exames de rotina. E esse cuidado contribui também para a redução do estresse e aumentar o foco no trabalho!


💡 Quer saber se seus colaboradores se sentem motivados trabalhando na sua empresa? Baixe grátis nosso Teste de Motivação no Trabalho [Modelo em PDF]

TENET - Teste de Motivação no trabalho- Factorial
.pdf
Fazer download de PDF • 129KB

QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA A EMPRESA QUANDO CONTRATA UM PLANO DE SAÚDE PARA SEUS FUNCIONÁRIOS?

O plano de saúde empresarial oferece diversas vantagens para o desenvolvimento da organização. Abaixo, vamos apresentar os principais motivos para incluir os cuidados com a saúde e bem-estar no seu pacote de benefícios.


AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Como já dito, o colaborador se sente mais seguro e valorizado pela empresa quando esta oferece plano de saúde. Em consequência, é normal haver um aumento da sua motivação e eles se engajem mais com a execução das atividades.

O que acontece é uma melhora na qualidade de vida desses profissionais, pois eles se sentem mais dispostos às rotinas. Ser mais produtivo também é influência da economia proporcionada com a assistência médica.


DIFERENCIAL COMPETITIVO E VALORIZAÇÃO

Empresas que anunciam vagas oferecendo plano de saúde com certeza ganham mais visibilidade no mercado. A oferta do benefício agrega valor à marca, sendo posta como um diferencial competitivo para a atração e retenção de novos candidatos.

Desse modo, há uma valorização do seu employer branding, pois os colaboradores percebem o interesse em seu bem-estar e desenvolvimento profissional. Logo, eles reconhecem que a empresa está investindo no trabalho deles e contando com seus esforços para alcançar o sucesso.


REDUÇÃO DO TURNOVER

Se considerarmos os benefícios citados nos tópicos anteriores, essa é uma consequência positiva deles. O aumento de produtividade, a motivação e o engajamento diminuem a rotatividade de trabalhadores.

Ou seja, quem está dentro de sua empresa não sente necessidade de buscar outra oportunidade externa. E com isso você economiza tempo e dinheiro em processos de recrutamento, seleção, onboarding e desligamento.


Faça o Download da Cálculadora de Turnover

TENET - Calculadora de Turnover BR
.xlsx
Fazer download de XLSX • 428KB

DEDUÇÃO DE IMPOSTOS

Você sabia que sua empresa pode deduzir impostos com o plano de saúde empresarial? Para isso, basta que o RH mantenha todas as informações sobre o pagamento dos benefícios atualizadas e salvas. 

Há possibilidade de ter uma dedução completa, se os gastos ao longo do ano com os planos foram altos. Se não forem despesas elevadas, aí será a dedução simples.


ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Saber que os colaboradores da empresa estão satisfeitos com suas posições e o que lhes é oferecido chama a atenção. Bons profissionais buscam oportunidades que envolvam salários atrativos e pacotes de benefícios disponíveis. Esses são considerados os principais requisitos para se candidatar a uma vaga.

O tempo em que as empresas detinham o poder maior em relação às contratações não existe mais. Na maioria das vezes, o profissional é quem escolhe, pois o trabalhador quer ser valorizado e ter melhores condições.


DIMINUIÇÃO DO ABSENTEÍSMO E AUSÊNCIAS POR SAÚDE

Ao falarmos sobre a importância do plano de saúde empresarial, o absenteísmo e as ausências por doenças eram um dos focos. Sempre que o colaborador precisa sair para uma consulta ou realizar um tratamento, acaba impactando de forma negativa na produtividade.

Com a disponibilidade do plano, os profissionais conseguem agendar consultas em horários variados e com melhor planejamento de ausência. Dessa forma, ele cuida e mantém a saúde em dia sem interferir no desenvolvimento do seu trabalho. 

Empresas que possuem equipes felizes e saudáveis contribuem para manter um ambiente harmonioso e engajado.


COMO O RH DEVE FAZER PARA GERÊNCIAR O PLANO DE SAÚDE DE FORMA EFICIENTE.

A Tenet Benefícios oferece, sem custo, aos clientes que possuem Plano de Saúde uma alta gestão com programas de saúde, controle de sinistralidade, planilhas e faturas por centro de custos, movimentações cadastrais e muito mais. Conheça nosso programa Tenet Consulting e alivie totalmente seu RH trazendo mais eficiência e tecnologia.


Tenha controle dos benefícios e suplementos da sua empresa com informações centralizadas em um único lugar. Evite erros com processos manuais e garanta o melhor plano de saúde empresarial para seus colaboradores.


 

FALE COM A TENET!

Chega de ficar procurando em muitos lugares por um plano de saúde que possa te atender conforme seu perfil e necessidade, a Tenet Benefícios tem profissionais que te ajudará a encontrar a melhor opção para você sua família e empresa.


Faça agora mesmo a sua cotação conosco, um time de especialista entrará em contato com você!



Gostou da nossa matéria mudança na coparticipação dos planos de saúde?

LEIA OUTRAS MAÉRIAS EM NOSSO BLOG:




77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


Imagem ilustrativa logo Tenet
Link para a página principal
bottom of page