top of page
Buscar
  • Foto do escritorTenet Benefícios

PLANO DE SAÚDE COBRE CIRURGIA PLÁSTICA?

Se você pensa em ter um bom convênio médico, vale saber também, se o seu plano de saúde cobre cirurgia plástica. Afinal de contas, o assunto rende exceções e todo cuidado é pouco na hora de contratar um serviço desses sem ter tudo devidamente definido.



imagem ilustrativa - mulher com marcas preparatórias no rosto para realizar cirurgia plástica

Especialmente, porque o Brasil é um país com grande procura por serviços estéticos. Inclusive, no ranking global, os brasileiros alcançaram a segunda colocação, com quase 1,45 milhão de procedimentos — ele ficou atrás apenas dos Estados Unidos.


E então, você se inclui no time de pessoas que procura saber se um plano de saúde cobre cirurgia plástica? Então, acompanhe conosco os tópicos abaixo!


PLANO DE SAÚDE COBRE CIRURGIA PLÁSTICA?

Podemos começar já respondendo à questão: as cirurgias plásticas estéticas não são cobertas por planos de saúde. O que pode ser uma decepção para muitas pessoas, já que no Brasil, mais de 60% das intervenções cirúrgicas, atualmente, são com objetivo estético.


Mas a resposta não é tão simples assim, pois existem condições que podem tornar a decisão mais flexível. E isso é bastante influenciado pelo tipo de plano de saúde contratado e, também, pelo tipo de procedimento que vai ser realizado e com qual finalidade.


E isso tem uma explicação prática: A Agência Nacional de Saúde (ANS) atesta que as operadoras não têm a obrigação de cobrir despesas com cirurgias plásticas. Elas são classificadas como eletivas. 


Então, no geral, se você se perguntava se um plano de saúde cobre cirurgia plástica, a resposta mais simples é: não, mas planos de saúde premium e condições especiais podem tornar esse serviço acessível e possível.


É o caso, por exemplo, de uma cirurgia plástica em casos de reparação. A aprovação para a sua realização, depende da própria análise da operadora.


DIFERENÇA ENTRE CIRURGIA ESTÉTICA X CIRURGIA REPARADORA

Você saberia dizer a diferença principal entre cirurgia plástica estética e cirurgia plástica reparadora? A resposta é mais simples do que parece. Afinal, a primeira é, como destacamos, uma atividade eletiva, opcional, e cuja finalidade é estética (melhorar a aparência, principalmente).


Por sua vez, a cirurgia plástica reparadora pode ser indicada para:

  • corrigir deformidades congênitas;

  • reparar algum tipo de lesão;

  • devolver o estado original a algum problema resultante de traumas.


Ainda que o efeito possa ser estético, a cirurgia reparadora ajuda a devolver (ou contribuir) com a qualidade de vida dos pacientes. O que não acontece em casos de cirurgia plástica estética.


LISTA DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS QUE O PLANO DEVE COBRIR

Quer saber se o seu plano de saúde cobre cirurgia plástica? Então, aproveite para dar uma conferida em quais são os procedimentos que tendem a obter aprovação das operadoras:

  • tratamento específico contra queimaduras;

  • tratamento focado em tumores de pele;

  • reconstrução pós-trauma;

  • reconstrução da mama;

  • reconstrução da face.


Portanto, nesses casos, a ANS tem pontos regulados que obrigam as operadoras a analisar cada caso individualmente. E, tendo provada a necessidade de corrigir, reparar ou reconstruir, o plano de saúde cobre cirurgia plástica, sim.


Afinal de contas, muitas doenças podem exigir um dos propósitos acima citados. O câncer de mama, por exemplo, pode demandar uma posterior reconstrução mamária.

A blefaroplastia é indicada, também, nos casos em que o excesso de pele das pálpebras atrapalha a visão do paciente. 


E o mesmo vale para as queimaduras, quelóides e também cicatrizes. Aqui, entretanto, a qualidade de vida e o bem-estar do paciente levam em consideração a saúde emocional do paciente. Ainda mais, porque resulta de um possível evento traumático.


Vale destacar que a cirurgia bariátrica também é coberta pelo plano de saúde, mas quando o problema oferece riscos à saúde do paciente. E, complementarmente, a retirada do excesso de pele, após realizada a bariátrica, tende a estar entre os procedimentos inclusos na lista da ANS.


O mesmo vale para outras aplicações, como:

  • próteses;

  • apêndices;

  • órteses.

PLANO DE SAÚDE COBRE SILICONE?

Saber o que é um plano de saúde e os detalhes de sua contratação garantem que você tenha o atendimento desejado. E sem imprevistos, já que muita gente sequer sabe que existem concessões para a cobertura de cirurgias plásticas.


E isso vale para a compreensão da seguinte dúvida: plano de saúde cobre silicone?

Como falamos acima, sobre como funciona o plano de saúde, deve ter dado para entender que, se o procedimento tiver finalidade estética, apenas, o plano de saúde não cobre o procedimento.


Acontece que existem situações particulares que podem obrigar as operadoras de saúde a cobrirem os gastos com esse tipo de cirurgia. Quando, por exemplo, a mamoplastia de aumento for uma cirurgia reparadora (após uma mastectomia).


Se o procedimento é decorrente de algum trauma, como cânceres ou acidentes, entre outras situações que demandem o objetivo reparador ou de reconstrução da cirurgia, o plano de saúde cobre a cirurgia plástica. Do contrário, não.


PLANO DE SAÚDE COBRE CIRURGIA DIÁSTASE ABDOMINAL?

Uma diástase abdominal acontece quando ocorre o afastamento dos músculos retos do abdômen. Em geral, é um problema que se manifesta após a gravidez.


E, ainda que o procedimento possa ter um efeito estético, ele também possui uma finalidade reparadora. Nesses casos, o plano de saúde cobre a cirurgia plástica — para tanto, a comprovação e indicação médica são fundamentais para a aprovação das operadoras.


Atenção para outro ponto fundamental para a cobertura desse tipo de cirurgia: o plano de saúde em questão deve possuir segmentação assistencial hospitalar (deve ser, portanto, do tipo referência). E lembre-se, sempre, de conferir o período de carência do seu contrato.


QUAL É A COBERTURA PARA CIRURGIAS PLÁSTICAS?

Dá para adentrar ainda mais no assunto. Afinal de contas, nem todo plano de saúde cobre cirurgias plásticas se a sua apólice não cumprir os requisitos necessários para isso.


Por exemplo: você precisa de um plano de saúde ambulatorial hospitalar. Pois é isso que vai garantir a cobertura das despesas relativas à realização de exames e do período de internação.


Vale analisar, também, a cobertura de despesas com exames pré-operatórios. Mas, aqui, em casos nos quais os procedimentos têm finalidade estética. Não valendo, portanto, para a cobertura de despesas de internação e para a equipe médica.


COMO É FEITA A SOLICITAÇÃO PELO PLANO DE SAÚDE?

Para saber se o seu plano de saúde cobre cirurgia plástica, o primeiro passo consiste em passar por uma avaliação médica. É por meio dela que se obtém a recomendação de necessidade do procedimento. Isso vai incluir a apresentação de documentos e/ou relatórios, entre outros materiais que comprovem a indicação médica.


Inclusive, vale reforçar: sempre analise o contrato do seu plano de saúde, bem como as diretrizes. Isso tudo evita que atritos com a operadora aconteçam, uma vez que todos sabem exatamente quais são os seus direitos, obrigações e responsabilidades.


Agora você já sabe se um plano de saúde cobre cirurgia plástica, deve ter entendido em quais situações as operadoras têm a obrigação de custear as despesas relativas ao procedimento. Logo, o próximo passo a ser tomado é o seguinte: encontrar o plano de saúde mais alinhado às suas necessidades e objetivos.


E nisso, podemos te ajudar! Faça uma simulação e solicite com a nossa equipe uma cotação gratuita. Assim, podemos encaminhar para você os planos de saúde que mais têm a ver com o seu perfil!


 

ORÇAMENTO DE PLANO DE SAÚDE

A Tenet Benefícios é uma corretora de Planos de saúde especializada na comercialização de planos de saúde empresariais, coletivos por adesão e pessoa física. Estamos há mais de 20 anos no mercado, somos 5 estrelas na avaliação do Google Meu Negócio e somos premiados pela Amil Saúde, NotreDame Intermédica, Porto Seguro Seguros, entre outras operadoras/seguradoras. Aqui você encontra um ambiente seguro e com profissionais qualificados para fechar seu plano de saúde.


Faça agora mesmo a sua cotação conosco e um time de especialista entrará em contato com você!



LEIA OUTRAS MAÉRIAS EM NOSSO BLOG:



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Imagem do logotipo da Tenet Benefícios
Imagem ilustrativa logotipo da tenet com link de acesso a página inicial
bottom of page